Notícias

Notícias

Imprensa Estrangeira visita o novo Museu do Tesouro Real

A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal fez uma visita exclusiva ao novo Museu do Tesouro Real em 2 de junho de 2022: dia em que as instalações foram abertas ao público.

O historiador José Alberto Ribeiro, diretor do Palácio Nacional da Ajuda, foi o responsável pela apresentação do conteúdo aos correspondentes estrangeiros.

O novo Museu do Tesouro Real reúne mais de mil peças e está instalado em uma das maiores caixas-fortes do mundo: com 40 metros de comprimento, 10 metros de largura e 10 metros de altura.

Notícias

AIEP entrevista Fernando Medina

Um grupo de jornalistas da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal entrevistou o ministro das Finanças, Fernando Medina.

O encontro aconteceu na sede do Ministério, no centro de Lisboa, em 19 de maio.

Além de abordar questões referentes ao Orçamento de Estado para 2022, o ministro também respondeu a perguntas sobre o Regime de Residentes Não Habituais, vistos gold e políticas fiscais.

 

Vice-almirante Gouveia e Melo foi escolhido a personalidade do ano para a imprensa estrangeira em Portugal | Foto: Horacio Villalobos Notícias

Vice-almirante Gouveia e Melo é a personalidade do ano…

Lisboa – A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) escolheu o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, antigo coordenador da task force de vacinação contra a Covid-19, como vencedor da 32ª edição Prémio Personalidade do Ano – Martha de la Cal.

O galardão tem como objetivo distinguir a pessoa ou a instituição que mais contribuiu para promover a imagem de Portugal no estrangeiro durante o ano. A escolha é feita através de eleição interna entre os jornalistas.

“O sucesso da estratégia de vacinação de Portugal foi notícia em todo o mundo. Nossos correspondentes dedicaram muitas reportagens ao tema, que suscitou enorme interesse no exterior. Por isso, a escolha do vice-almirante Gouveia e Melo não demorou a conquistar o apoio da maioria dos profissionais”, explica a jornalista Giuliana Miranda, presidente da AIEP.

Os correspondentes estrangeiros salientam o papel de destaque do coordenador da task force para atingir a marca de quase 89% da população completamente imunizada no país.

O vice-almirante Gouveia e Melo reagiu à escolha da imprensa internacional exaltando o espírito de equipa: “Agradeço o prémio que representa um esforço nacional onde todos contribuíram”, afirmou.

O prémio de personalidade do ano é atribuído desde 1990 pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, que tem atualmente 54 jornalistas internacionais oriundos de quase 20 países

Em edições anteriores, o prémio já foi entregue a empresários, políticos, artistas, desportistas e instituições.

Entre os escolhidos estão nomes como a pianista Maria João Pires, o escritor José Saramago, a fadista Mariza, os Capitães de Abril, o antigo presidente Mário Soares, o futebolista Cristiano Ronaldo e o secretário-geral da ONU António Guterres.

Em 2020, o prémio foi entregue ao empresário José Neves, fundador da Farfetch, que se destacou por seu contributo na sociedade portuguesa ao criar uma fundação para a educação.

Desde 2012, o prémio dos correspondentes passou a ser denominado Martha de la Cal: uma homenagem à jornalista norte-americana (1927-2011), que trabalhou durante vários anos em Portugal para a revista Time e que foi uma das fundadoras da Associação da Imprensa Estrangeira no país, há 43 anos.

Notícias

Correspondentes estrangeiros entrevistam Carlos Moedas

Um grupo de jornalistas da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal entrevistou o novo presidente da Câmara Municipal  de Lisboa, Carlos Moedas.

A conferência exclusiva para os sócios da AIEP aconteceu em 29 de novembro, nos Passos do Concelho.

O antigo comissário europeu fez uma breve introdução e, em seguida, respondeu aos questionamentos dos correspondente sobre diversos temas: da ciclovia da avenida Almirante Reis aos planos económicos e sociais para a cidade.

Jornalistas da AIEP participaram de jantar e entrevista como Presidente da República | Foto: Horacio Villalobos Notícias

Presidente da República participa de jantar e entrevista com…

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou de um jantar, seguido de entrevista, com membros da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) em 23 de novembro.

O encontro marcou a retomada dos tradicionais encontros entre o chefe de Estado e os jornalistas internacionais, interrompidos por mais de um ano por conta da pandemia da Covid-19.

Marcelo fez um breve resumo da situação política, social e económica de Portugal, acrescentando observações sobre o panorama europeu e mundial. Em seguida, foi a vez dos correspondentes colocarem questões ao PR.

O jantar aconteceu no restaurante Il Gattopardo, no hotel Dom Pedro, em Lisboa.

 

Assembleia Geral da AIEP elegeu novo corpo diretivo | Foto: Horacio Villalobos Notícias

Assembleia geral elege nova direção da AIEP

O novo corpo diretivo da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal foi eleito pela assembleia geral da entidade, realizada em 12 de outubro. A atual presidente, Giuliana Miranda, foi reeleita para mais um mandato à frente da AIEP.

Compõem ainda a lista eleita: Levi Fernandes (AFP, França) como vice-presidente; Horacio Villalobos (Getty Images, Argentina) como tesoureiro; Catarina Demony (Reuters, Reino Unido) como secretária; e Javier Nieto (TVE, Espanha), Katalin Muharay (Heti Világazdaság, Hungria) e Caroline Ribeiro (freelancer, Brasil) como vogais.

Assim como em 2020, a reunião aconteceu no auditório da Casa da Imprensa, que gentilmente cedeu suas instalações para a realização da assembleia.

Além de ter eleito a nova direção, a reunião dos sócios discutiu assuntos de interesse geral para a AIEP, como um maior aprofundamento na realização de eventos híbridos (presencial e online) nas atividades regulares da associação.

O relatório de contas da gestão passada foi aprovado por unanimidade.

Notícias

AIEP entrevista Durão Barroso

Questões relacionadas à distribuição de vacinas contra a Covid-19 foram o tema central da entrevista feita por jornalistas da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal ao ex-primeiro ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Presidente da Gavi (Aliança Global das Vacinas), Durão Barroso criticou políticas de embargo a exportações de vacinas e de insumos para a produção dos imunizantes, avaliando que o protecionismo dificulta um combate efetivo à pandemia.

Correspondentes da AIEP entrevistam o ex-primeiro-ministro Durão Barroso | Foto: Horacio Villalobos/Getty Images

O antigo primeiro-ministro chamou a atenção para a disparidade na vacinação entre países ricos e pobres. Enquanto a União Europeia já tem mais de 70% da população completamente vacinada, as nações mais pobres do mundo têm menos de 3% dos habitantes nestas mesmas condições.

Antes de começar sua intervenção, Durão Barroso lembrou que foi o vencedor do prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal, concedido pela AIEP, em 1993. Na altura, ele teve reconhecido seu trabalho na mediação para um acordo de paz em Angola.

Ministro Augusto Santos Silva é entrevistado por jornalistas da AIEP Notícias

AIEP entrevista ministro dos Negócios Estrangeiros

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, concedeu uma entrevista exclusiva para jornalistas da AIEP (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal). O encontro aconteceu na terça-feira (25/05) em Lisboa.

Santos Silva apresentou seu balanço da presidência portuguesa da União Europeia e comentou assuntos da atualidade, como a prisão do jornalista bielorrusso Roman Pratasevich.

O ministro também abordou o estado das negociações para a implementação do acordo entre a UE e o Mercosul.

Ministro Augusto Santos Silva é entrevistado por jornalistas da AIEP
Ministro Augusto Santos Silva é entrevistado por jornalistas da AIEP

 

Ministro Augusto Santos Silva é entrevistado por jornalistas da AIEP
Ministro Augusto Santos Silva é entrevistado por jornalistas da AIEP

 

Ministro Augusto Santos Silva é entrevistado por jornalistas da AIEP
Ministro Augusto Santos Silva é entrevistado por jornalistas da AIEP
Notícias

Correspondentes visitam o novo museu B-MAD

Um grupo de jornalistas da AIEP (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal) realizou uma visita guiada especial às instalações do novo B-MAD (Berardo — Museu Arte Deco), em Alcântara, Lisboa.

Os correspondentes puderam conhecer os detalhes da primeira exposição e conversar com o administrador da coleção, Álvaro Silva.

Visita foi realizada cumprido todas as recomendações da DGS (Direção-Geral de Saúde).

Correspondentes visitam o novo museu B-MAD | Foto: Horacio Villalobos
Correspondentes visitam o novo museu B-MAD | Foto: Horacio Villalobos

 

Correspondentes visitam o novo museu B-MAD
Correspondentes visitam o novo museu B-MAD | Foto: Horacio Villalobos