Teresa Ribeiro recebe jornalistas da AIEP

Foi uma manhã frutífera de trabalho. A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, recebeu alguns dos jornalistas da imprensa estrangeira a operar em Portugal para falar do seu pelouro, no quadro da nova Agenda 2030, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

A governante portuguesa destacou a relação com a União Europeia, América Latina e outros blocos, mas sobretudo com os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, considerados parceiros tradicionais e principais. O contexto atual no mundo é de concorência, marcado pela ação de outros atores da cooperação que têm relações com tais países. Por isso, sublinhou Teresa Ribeiro, “Temos que atuar nesse tabuleiro se quisermos que a nossa cooperação seja efetivamente atuante”, precisou.

No pequeno almoço, que decorreu no dia 9 de fevereiro, no Palácio das Necessidades, os jornalistas da AIEP levantaram diversas questões à volta destas temáticas, realçando também o papel do Instituto Camões, que também acompanha políticas de promoção e difusão da língua portuguesa no plano externo.

Com este encontro, estão abertas as portas para futuros contatos que vão permitir uma maior aproximação entre a AIEP e a SENEC.



 

 

 

FERNANDO SANTOS - treinador da seleção portuguesa de futebol, pela vitória alcançada por Portugal da final do Campeonato Europeu de Futebol (EURO 2016)

PR de Portugal entrega
Prémio Personalidade do Ano 2016

Fernando Santos recebeu, no passado dia 7 de fevereiro, o Prémio Personalidade do Ano - Martha de la Cal, atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, relativo ao ano de 2016.

Escolhido  pelos mais de 60 jornalistas que relatam o que acontece em Portugal no exterior, Fernando Santos foi considerado a personalidade que mais contribuiu para a projeção do nome de Portugal no exterior.
Na cerimónia, que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras, o Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, destacou as qualidades do galardoado, ressaltando a característica de ser uma pessoa como todos os outros portugueses, que conseguiu o sucesso com muito trabalho, muita entrega, unindo as pessoas em torno de um objetivo.

"Fernando Santos é um caso especial. Porque normalmente as pessoas têm a ideia de que os heróis nasceram para ser heróis. Que basta olhar para ele e saber que são heróis", afirmou o Chefe de Estado português.

Begoña Iñiguez, presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), justificou o prémio atribuído ao selecionador português: "Pela sua coragem, determinação e trabalho de equipa, para conseguir o que muito poucos acreditavam. No dia seguinte à vitória de Portugal, o nome de Fernando Santos foi capa de todos os principais jornais do mundo".

Ao receber o prémio, o tom do selecionador nacional foi de modéstia: "Muitos poderiam ter sido os eleitos por vocês. Para mim  é um orgulho enorme fazer parte de um rol tão vasto de gente que ao longo dos 27 anos foram escolhidos pelos jornalistas estrangeiros. Estou duplamente honrado e orgulhoso."

Anfitrião da cerimónia, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmou que o selecionador nacional é merecedor do galardão, sendo "reconhecido por cidadãos independentes, profissionais não portugueses".

O presidente da FPF sublinhou ainda a valentia do premiado, o seu valor técnico e humano. “Fernando Santos é um dos poucos imortais da história do futebol", precisou.

Duas décadas de Prémio  
Criado há cerca de 20 anos, o Prémio Personalidade do Ano tem como objetivo distinguir a personalidade ou entidade que mais se distinguiu ao elevar o nome de Portugal no exterior. O nome do prémio é uma homenagem à jornalista Martha de la Cal, uma das fundadoras da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal e que se distinguiu enquanto colega e pela excelência do seu jornalismo.
Entre os já premiados, encontram-se personalidades e instituições das mais variadas áreas de atividade, como Carlos Parede, Miguel Torga, os Capitães de Abril, José Saramago, Mariza, Joaquim de Almeida, Francisco Pinto Balsemão, a Fundação Gulbenkian, a Fundação Champalimaud.António Guterres e José Manuel Durão Barroso, Vhils, Joana Vasconcelos e Carlos do Carmo.

 

Discurso de Begoña Iñiguez na entrega do prémio
"Martha de La Cal"

https://youtu.be/1qHDT7VFStU



 

AIEP almoço com Paulo Dentinho

Mais um “almoço da AIEP” teve lugar no dia 2 de Fevereiro de 2017, desta vez no restaurante  Centro Galego. O nosso convidado foi Paulo Dentinho, director da Informação da RTP. O jornalista explicou a sua estratégia em relação ao serviço público de televisão portuguesa e sublinhou quanto a sua experiência como correspondente em Paris. “Era uma grande ajuda nesta tarefa de contentar gregos, troianos e não só”, afirmou.

O encontro permitiu uma preciosa troca de experiências, bem-humorada, num contexto  informativo fervilhante.



 

O treinador da seleção portuguesa de futebol, Fernando Santos, foi eleito Personalidade do Ano de 2016, vencedor do Prémio “Martha de la Cal”, atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP). O anúncio foi feito pela presidente da AIEP, Begoña Iñiguez, na nossa Festa de Natal realizada no dia 13 de dezembro do mesmo ano, na presença de Carlos Castro, vereador para as Relações Internacionais da Câmara Municipal de Lisboa.

A escolha é resultado de semanas de debates entre os jornalistas que, em Portugal, trabalham para vários órgãos de informação estrangeiros.

Fernando Santos acolheu com satisfação a escolha da AIEP, que reconhece deste modo a determinação da equipa por ele dirigida e o significado da vitória alcançada por Portugal da final do Campeonato Europeu de Futebol (EURO 2016).

A Festa de Natal de 2016 teve lugar pela quinta vez consecutiva na Biblioteca da Câmara Municipal de Lisboa.



O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, foi o convidado de honra da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), no jantar que teve lugar no dia 2 de dezembro de 2016, no Grand Hotel Altis Lisboa. No evento, em retribuição ao jantar oferecido aos jornalistas estrangeiros em Portugal ainda em 2016, o chefe de Estado português dialogou com os membros da AIEP sobre vários e pertinentes temas da atualidade nacional e internacional.
A foto de grupo é cortesia da Presidência da República.

 



 

Um grupo de jornalistas da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) reuniu-se com a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques (ao centro). O almoço de trabalho, que decorreu no passado dia 22 de novembro nas instalações da Secretaria de Estado na rua da Cova da Moura, na Ajuda, permitiu ao grupo conhecer melhor o passado, o presente e o futuro do projeto europeu. A questão dos refugiados também fez parte da conversa de cerca de duas horas.



 

Almoço de trabalho com Paulo Baldaia, diretor do Diário de Notícias (DN) no Centro Galego, no dia 18 de novembro de 2016. O encontro faz parte da iniciativa da AIEP, que promove o diálogo e intercâmbio com colegas ligados a vários meios de comunicação e informação portugueses.




 

Pequeno almoço com AIEP
TAP projeta novos voos

A administração da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) recebeu jornalistas da Associação de Imprensa Estrangeira (AIEP) para falar da estratégia da companhia para os próximos anos. No encontro realizado no dia 16 de novembro de 2016, nas suas instalações em Portela, Fernando Pinto, presidente executivo, colocou acento tónico no plano da TAP em adquirir novos equipamentos, com vista a melhorar os serviços prestados aos passageiros.

O encontro permitiu conhecer melhor as perspetivas da companhia, de capital misto, que faz ligações com vários continentes.



Encontro com o presidente do Centro Norte Sul em Lisboa, Embaxaidor José Gamito. A instituição do Conselho da Europa organizou um encontro com a direcção da AIEP para falar do fórum dedicado à problemática dos refugiados.

 



 

A convite da AIEP
PM António Costa almoça
com a imprensa estrangeira

Portugal espera registar, em 2017, «um aumento significativo de investimentos», afirmou o primeiro ministro português, António Costa, que, entretanto, considera importante a «estabilização do sistema financeiro». O chefe do executivo espera que o défice deste ano (2016) fique abaixo dos 2,5 por cento, considerando ser esta uma posição confortável para a economia portuguesa.

António Costa fez estas revelações num almoço com os membros da Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), realizado no passado dia 31 de agosto no majestoso Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, hotél do Grupo Vila Galé situado em Paço de Arcos. A concretização deste encontro com a chefia do Governo de Portugal vem na sequência de contactos privilegiados que a AIEP tem tido com importantes figuras da vida pública e política portuguesa.

No almoço de trabalho, além da política internacional e das relações com a União Europeia, o primeiro ministro socialista realçou a importância de diálogo permanente com a imprensa estrangeira, fundamental para a projeção da imagem de Portugal no exterior, face aos esforços em curso para o crescimento económico e social do país.



PR Marcelo Rebelo de Sousa
recebe AIEP em Cascais

Cerca de três meses depois de tomar posso como Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu os cerca de 60 jornalistas da Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal, num jantar bastante produtivo que teve lugar a 14 de junho no Palácio da Cidadela de Cascais.

Com este gesto, o novo Chefe de Estado retoma a prática de encontros regulares com a imprensa estrangeira para a abordagem de temas de âmbito nacional e e de interesse internacional. No jantar, o Presidente da República, ladeado de membros da direção da AIEP, falou de vários temas que despertaram a atenção dos jornalistas, destacando-se, entre outros, as relações com a União Europeia, a imperiosidade de cumprimento das medidas de execução orçamental pelo executivo liderado por António Costa e a necessidade de crescimento efetivo da economia portuguesa para fazer face aos desafios de desenvolvimento.

O momento foi propício para troca de impressões sobre vários outros assuntos da atualidade política, económica, cultural e social colocados pelos correspondentes ao novo inquilino do Palácio de Belém, que substituiu o social-democrata Cavaco Silva após as eleições presidenciais de 24 de janeiro de 2016.




Os sócios da AIEP tiveram em 18 de Maio a oportunidade de se encontrar durante uma hora e meia com António Guterres, ex-Primeiro Ministro de Portugal e até fim de 2015 Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, numa das salas mais bonitas do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Falou-se dos conflitos internacionais e regionais, do impacto destes nas populações mais vulneráveis, e das políticas precisas para prevenir tais crises, entre outros temas. O encontro teve particular interesse para os correspondentes dado o Eng. Guterres ser candidato a Secretário-Geral das Nações Unidas.



Teve lugar no 15 de Maio a ceremónia de entrega do Prémio Martha de la Cal da AIEP ao artisto Alexandre Farto, que assina como Vhils, por ter sido eleito pelos sócios 'Personalidade do Ano 2015', por ter levado o nome do país ao mundo nesse ano. Foi no IADE - Instituto de Arte e Design, em Lisboa, que se juntaram para o efeito mais de 70 convidados, entre altos representantes do Governo, da Câmara Municipal de Lisboa e outras entidades, galeristas e outras figuras do mundo da cultura. O prémio foi entregue pelo Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes.



 

No dia 29 de abril, juntaram-se vários sócios da AIEP para um encontro interessante e oportuno, na forma de um almoço com Pedro Camacho, diretor de informação da Lusa, no Restaurante Tágide. Além do percurso profissional do nosso convidado, falámos do historial e papel da Lusa no cenário mediático português, e da situação política e económica do país.



Na passada terça-feira, 5 de abril, os membros da AIEP foram recebidos, na sede do Ministério da Economia, pelo Sr. Ministro, Dr. Manuel Caldeira Cabral. A conversa, livre e descontraída, durante duas horas passou por vários temas quentes da atualidade: as consequências atuais das crises brasileira e angolana na economia de Portugal, as possíveis consequências da Brexit, o crescimento das exportações portuguesas (sobretudo para os Estados Unidos), a importância estratégica dos portos e a necessidade de apoiar as empresas mais inovadoras reduzindo, ao mesmo tempo, a sua alta taxa de endividamento.



Mais um encontro da AIEP, no restaurante Tágide em Lisboa, no 26 de Feveriro. A imprensa estrangeira convidou Helena Garrido, directora do Jornal de Negócios. Tivemos a oportunidade de poder ouvir a especialista em economia sobre assuntos pendentes em Portugal. Uma conversa solta, bem humorada e enriquecedora. Entre uma sopa fresca de legumes e uma sobremesa deliciosa, o prazer das conversas.
Photo Marie-line Darcy: a esquerda, Helena Garrido.



Os membros da AIEP foram recebidos no Ministério de Negócios Estrangeiros pelo Sr. Ministro, Dr. Augusto Santos Silva, em 7 de março. Sendo este o dia de uma cimeira europeia sobre a crise dos refugiados, este tema foi muito falado no encontro. Outros temas fortes: a candidatura de António Guterres a Secretário-Geral das Nações Unidas, as tendências políticas na Europa com as eleições em Espanha e Irlanda, as relações dentro da CPLP e em específico com Angola, a recente visita do Sr. Ministro ao Norte da Africa, a imagem e projeção do país no mundo, e a probabilidade e consquências do 'Brexit'.



Um dia depois da votação, na AR, do OE 2016 na generalidade, ou seja no passado dia 24 de Fevereiro, um grupo de membros da AIEP foi recebido pelo Ministro das Finanças, Dr. Mário Centeno. O encontro decorreu na sede do Ministério, junto à praça do Comércio.


No passado dia 17 de Fevereiro, um grupo de jornalistas da AIEP deslocou-se até ao Barreiro para visitar o atelier de Vhils. É aquí que este representante português da street art, Alexandre Farto, – que nós da AIEP escolhemos como personalidade portuguesa do ano, pela sua projecção internacional cada vez maior – está actualmente a trabalhar, preparando a sua próxima exposição, em Hong Kong.



No passado dia 11 de Janeiro, Marisa Matias encontrou os jornalistas da AIEP. Numa conversa franca e aberta, a candidata à Presidência da República pelo BE disse que quer uma UE que aplica e faz aplicar as regras a todos os países, mas com défices toleráveis em cada um dos estados membros. Defende um papel activo de Portugal no seio da CPLP, diz-se contrária a mais alterações constitucionais, mas pensa que se pode melhorar a aplicação da actual Constituição. Marisa Matias imagina um presidente capaz de estimular o debate e uma maior proximidade entre o Estado e os cidadãos e prometeu fazer os possíveis para chegar à segunda volta.


A AIEP teve o privilégio de estar presente na pré-inauguração do recem restaurado Forte de Graça, na cidade fronteiriça de Elvas, que em 2012 foi classificada como Património Mundial pela UNESCO por ser "a maior fortaleza abaluartada do mundo". Estiveram presentes vários correspondentes representando os mais diversos órgãos de comunicação social, o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha e o historiador Rui Jesuín.



A AIEP teve o privilégio de almoçar com a Mª Flor Pedroso, editora de Política da Antena 1, no passado dia 6 de novembro, no restaurante Tágide. A conversa fluiu naturalmente para os acontecimentos políticos dos últimos dias, as reviravoltas da política e a aproximação das eleições presidenciais. Muito inspiradora, a nossa convidada, que fez parte da equipa fundadora da TSF, não deixou de lado o papel que um jornalista político tem na sua cobertura, e partilhou com os correspondentes as histórias e dificuldades da profissão que nos juntou a volta da mesa.


No passado dia 27 de outubro, os correspondentes estrangeiros da Aiep encontraram o diretor da TSF, Paulo Baldaia, com quem conversaram acerca da atual situação política do país. No encontro, o jornalista deixou claro que as duas alternativas mais prováveis que se afiguram neste momento no palco politico português são o presidente aceitar um governo de esquerda ou então deixar um governo em gestão, mas a prazo, obviamente. Não descartando a possibilidade de “não haver um acordo à esquerda e o PS ter de viabilizar o governo por abstenção”, reconhece que neste momento este é um cenário “altamente improvável” de acontecer.



«No começo de mais uma intensa semana política, a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, concordou encontrar-se no passado dia 13 de outubro com os jornalistas da AIEP, na nossa sede do Palácio Foz. Temas do encontro: os objetivos do partido e outras várias questões ligadas à incerteza politica atual. No meio de acordos mínimos, compromissos, e bastante confiança no desfecho, Catarina Martins não deixou de se mostrar preocupada também com a sistemática violação dos direitos humanos da Angola».


 

Os almoços emblemáticos da AIEP continuam. Desta vez tivemos o privilégio de estar na companhia dum dos maiores nomes do jornalismo português, ex-diretor do Público e atualmente administrador editorial do Observador, José Manuel Fernandes.
Quinta feira, 24 de Setembro, o restaurante Tágide encheu-se de jornalistas, numa conversa informal sobre as eleições, o futuro do país, e o jornalismo impresso. No fim, o convidado partilhou os seus conhecimentos sobre fotografia e aceitou responder a algumas perguntas para os ouvintes franceses e ingleses.



 

As eleições legislativas foram o tema do encontro entre os sócios da AIEP e os analistas políticos Nuno Garoupa (economista e presidente da Fundação Francisco manuel dos Santos) e Pedro Adão e Silva (professor do ISCTE-IUL e comentador para diversos órgãos da comunicação social), realizado na Sala de Imprensa do Palácio Foz, no dia 23 de setembro.

Quem ganha e quem perde no próximo dia 4 de Outubro? Qual é o grau de credibilidade das sondagens? Mas, sobretudo, quem vai governar a partir do dia 5, se não houver uma maioria parlamentar clara? Muitas perguntas e algumas respostas, num animado debate entre dois dos maiores conhecedores da realidade política portuguesa.


 

Amnistia fala sobre refugiados e Angola com AIEP
A crise dos refugiados foi o principal tema do encontro entre os sócios da AIEP e a diretora executiva da Amnistia Internacional – Portugal, Teresa Pina, realizado na Sala de Imprensa do Palácio Foz no dia 16 de setembro. Outros temas abordados foram o novo relatório da eurodeputada Ana Gomes, que indica a existência de eventuais violações dos direitos humanos em Angola, e a situação dos direitos humanos na Guiné Equatorial, que aderiu à CPLP em 2014, apesar de manter a pena da morte.



No dia 7 de Setembro, alguns membros da AIEP se encontraram e conversaram com o novo Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina. Três os temas abordados nas duas horas de uma interessantíssima conversa: 1) o acolhimento dos refugiados, 2) o boom turístico e as suas possíveis consequências no equilíbrio da capital, 3) mobilidade e transportes. No fim houve tempo também para uma troca de ideias sobre a política nacional.


 

No 2 de Setembro, ao pedido da AIEP, houve no Palácio das Necessidades um encontro com o Sr. Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros, Rui Machete, que abrangeu assuntos diversos tais como: o esforço para combater o islamismo radical, o acolhimento de refugiados e outros migrantes, propostas para a reforma da União Europeia, relações com a Angola e outros parceiros imporantes de Portugal, e as situações económicas e políticas no Brasil, Venezuela e Guiné-Bissau.



 

«Almoço do passado dia 17 de Julho, no restaurante Tágide, em Lisboa, com Sérgio Figueiredo, director de informação da TVI. Já director do Jornal de Negócios, Sérgio Figueiredo voltou ao jornalismo depois de um período na Fundação EDP. Falou-se muito da situação da informação em Portugal, hoje. Mais uma valiosa experiência de enriquecimento profissional para os sócios AIEP».


Prosseguem os encontros entre os correspondente da Associação da Imprensa Estrangeira de Portugal e especialistas portugueses com os quais debater o futuro da Europa e de Portugal na Europa, hoje, em plena crise grega. Viriato Soromenho Marques (à esquerda) e Paulo Sande (à direita) foram os nossos interessantíssimos convidados do passado dia 15 de Julho, na sede da AIEP, no Palácio Foz. Opiniões divergentes, mas uma esperança comum pela sobrevivência do Euro.



 

Alguns momentos do encontro com os economistas Pedro Lains e José Pedro do Amaral. A Associa ção para Imprensa Estrangeira quis ouvir dois peritos para tentar perceber quais serão os possíveis cenários na Europa e, nomeadamente, em Portugal depois do referendo na Grécia.


 

FESTA DE NATAL
16/12/2014

No passado dia 16 de Dezembro, os membros e amigos da Associa ção para Imprensa Estrangeira reuniram-se num pequeno lanche de Natal na Sala de Arquivo, da Câmara Municipal de Lisboa.
Com hora marcada para as 18 horas, cedo a bela sala se encheu de conversas acompanhadas de um bom copo de vinho. Pelas 19 horas, a presidente Alison Roberts fez um breve discurso agradecendo a presença de todos e ao apoio da Câmara de Lisboa por ter cedido o espaço.

Os convidados foram presenteados com alguns prémios, concedidos pelos patrocínios do El Corte Inglês, o Turismo de Portugal, o Hotel Santa Marta, RitualSpa e as Hospedarias da Extremadura. Foram ainda entregues dois livros da autoria de Anete Ferreira.
Além do apoio da Câmara, a festa pôde ainda contar com os patrocínios dos queijos Président, da marca de máquinas de café Delta Q, do FESTin, dos Pasteis de Belém, dos vinhos da Quinta das Ratoeiras e da Quinta de Covela, e da cerveja Sagres e água Luso.
No final da festa a presidente revelou que Carlos do Carmo tinha sido eleito pelos sócios Personalidade do Ano de 2014 -- o prémio a ser entregue numa data a ser anunciada.

 


 

AICEP apresenta estratégia para os próximos dois anos 
12/11/2014

Na sede da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o presidente Miguel Frasquilho reuniu-se com a AIEP para apresentar a estratégia que elaborou para o investimento e comércio externo português: "O plano que está a ser lançado esta semana, resulta numa análise de quatro meses, que tiveram em conta as perspetivas da economia. Havia por isso apenas dois caminhos possíveis: a captação de novo investimento, mantendo o que já existe e um aumento das exportações".

Neste sentido vai haver um reforço em alguns dos mercados em que a AICEP já tem presença: em algumas cidades da Europa; nos Estados Unidos, com a reabertura da delegação em São Francisco; ou na Turquia onde vão abrir um escritório em Istambul.

Para além deste reforço vão ser criadas delegações em 12 novos países: Noruega, Finlândia, Cazaquistão, Coreia do Sul, Equador, Gana, Senegal, Nigéria e Guiné Bissau e Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Este último grupo faz com que a Agência marque presença em todos os países que fazem parte da CPLP e da Lusofonia. 

Também neste países vão passar a marcar presença aquilo a que a AICEP chama de FID (Foreign Direct Investment) Scouts, ou seja, especialistas na captação de investimento cujo objetivo é apenas esse mesmo. Inicialmente esta equipa vai focar-se em três áreas que a Agência considerou prioritárias: Canada e Estados Unidos, na Europa, a Alemanha, a Bélgica, a França, a Holanda, Itália, Luxemburgo, Reino Unidos e Suíça e na Ásia, a Coreia do Sul, Japão e claro, a China. 
Para o fomento das exportações o trabalho vai passar por duas vertentes: ajudar as empresas que já têm ajudado e aquelas que procurem ajuda direta da Agência e através do programa "Roadshow Portugal Global", que tem por objetivo apresentar aos produtores nacionais as oportunidades de exportação certas para cada região. 

Outra das medidas apontadas pelo presidente é um programa de visitas para imprensa estrangeira especializada a Portugal, cujo objetivo é a publicação de trabalhos sobre regiões e empresas portuguesas para criar oportunidades de exportação ou investimento. Ficou também a promessa uma aproximação entre a Agência e a AIEP.


Encontro com o jornalista Paulo Magalhães
31/10/2014


O convidado de honra da AIEP, para um almoço onde se abordam os temas atuais entre os membros e um jornalista nacional, foi Paulo Magalhães, apresentador do programa Política Mais da TVI24. O jornalista tenta que o seu programa não seja, única e exclusivamente, uma análise do Parlamento ou um debate entre deputados, mas sim uma análise de todos os temas: «tudo é política hoje em dia» adianta Paulo Magalhães.

Com uma bela vista sobre as Sete Colinas de Lisboa, que o restaurante Tágide oferece, os membros presentes e o apresentador debateram os mais variados temas: Orçamento de Estado 2015, as medidas que são positivas e as que são, pelo contrário, negativas; quem ocupará o cargo de Primeiro-Ministro nas eleições do próximo ano, e o jornalista adianta que não está convencido que será, com toda a certeza, uma maioria clara do PS; o funcionamento do seu programa; o seu percurso como jornalista – começou na TSF, passou pela Renascença e está há quatro/cinco anos na TVI; a crise, os portugueses e o pós-Troika.

Foi assim, num ambiente descontraído, que se discutiram, durante duas horas, os temas que mais preocupam os portugueses e também os jornalistas.



AIEP visita adegas exportadoras da região Lisboa
24/10/2014

A convite da Comissão Vitivinícola Regional do Lisboa, alguns membros da AIEP visitaram - na companhia do presidente da CVRT, Vasco d'Avillez - duas das empresas mais dinâmicas e importantes em termos de exportações da região: Casa Santos Lima e Adega Mãe. No primeiro caso, houve uma visita guiada às instalações modernas de vinificação e engarrafamento e a oportunidade de falar com o enológo da casa. No caso da Adega Mãe, uma unidade da Riberalves, houve também a oportunidade de falar da história desta empresa, líder no mercado de bacalhau, e como essa história acaba por se espelhar em algumas das marcas de vinho.



AIEP encontra-se com o presidente do Turismo de Portugal
20/10/2014


A convite do Turismo de Portugal, alguns sócios da Associação para a Imprensa Estrangeira visitaram no passado dia 10 de Outubro a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Com início às 12 horas e após uma pequena visita guiada pelas instalações da escola, o presidente do Turismo e Portugal, João Cotrim Figueired, fez uma apresentação das principais metas e objetivos da estratégia da organização para 2015.

De seguida foi oferecido um almoço, cujo objetivo passou não só pela degustação dos pratos executados pelos alunos, como por uma conversa informal entre os jornalistas e o responsável pelo Turismo em Portugal.





AIEP e o Observador almoçam
19/09/2014

Os almoços organizados pela Associação para Imprensa Estrangeira em Portugal continuam a ser uma marca. Cada almoço tem a sua “personalidade” do mundo jornalístico e desta vez os membros da AIEP contaram com presença de David Dinis, o director do novo projeto jornalístico o Observador.

O almoço que se realizou no dia 19 de Setembro, no restaurante a Tágide, marcou pelo convívio, pela troca de impressões sobre a atualidade e por um melhor conhecimento mútuo.


Almoço com Bárbara Baldaia
4/07/2014

No dia 4 de julho almoçámos no Tágide com a jornalista portuense Bárbara Baldaia que há anos trocou Porto por Lisboa para vir trabalhar à TSF. Com ela falámos dos desafios do jornalismo do século XXI. Nomeadamente da necessidade de ser profissionais multifacetados, como é o seu caso. Bárbara tanto edita noticiários como acompanha ao Presidente da República, elabora reportagens ou dirige um inovador programa de desporto na sua rádio.




Miguel Sousa Tavares à mesa com a AIEP
15/02/2013

Perfil do convidado – Miguel Sousa Tavares
Miguel Andresen de Sousa Tavares (Porto, 25 de Junho de 1952) é um jornalista e escritor português. Filho do advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares e da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen.
Licenciou-se em Direito e estreou-se em jornalismo em 1978 com a sua colaboração na Radiotelevisão Portuguesa (RTP).
Das suas incursões literárias resultaram compilações de crónicas, livros de contos e uma história infantil. Equador, de 2004, foi um best-seller, estando traduzido em mais de uma dezena de línguas estrangeiras. Rio da Flores, em 2007, recebeu o Prémio de Jornalismo e Comunicação Victor Cunha Rego.

Miguel Sousa Tavares à mesa com a AIEP
Os almoços organizados pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal já não são uma novidade, mas cada almoço tem a sua unicidade. Desta vez, foi a vez de Miguel Sousa Tavares se sentar à mesa com alguns jornalistas membros da associação. Uma mesa bem composta, com catorze pessoas.
A pedido do convidado, o almoço aconteceu num restaurante em Santos, o Guarda-Mor. Um restaurante típico português, bastante familiar, onde o Miguel parecia estar em casa.
“Acabei o meu último livro na semana passada”, revelou o Miguel. Neste momento, estávamos acompanhados pela óptima entrada portuguesa, peixinhos da horta. Se não fosse um almoço com jornalistas, era de estranhar tantas perguntas, mas, dada a situação, ou por ser MST também jornalista, a notícia foi recebida com entusiasmo e curiosidade. O convidado explicou que “este livro é sobre um homem que vive sozinho no Alentejo”, o resto ficou em suspenso.
Mas claro que nem as maravilhosas pataniscas de bacalhau com arroz de grelos foram suficiente para afastar o tão famoso tema da actualidade. A Crise. E todos quiseram ouvir o que Miguel Sousa Tavares tinha a dizer sobre este momento particular que Portugal e a Europa atravessam. “Defendo os países do sul da Europa. Deviam todos começar a conversar uns com os outros e pelo menos ameaçar sair todos da União. Pelo menos demonstrava uma enorme força política.”, afirmou.
Mas nem este assunto fez desaparecer o apetite. Durante a sobremesa, leite creme queimado ou gelado de morango com coulis de framboesa, o nosso convidado partilhou connosco algumas viagens, nomeadamente, as 45 vezes em que já esteve no Brasil, país com quem tem uma relação bastante forte.
E por falar em Brasil, a conversa levou-nos até á polémica questão do Acordo Ortográfico em que Miguel Sousa Tavares é um conhecido opositor. Durante todo o tempo em que se esteve à mesa foi claro que o nosso convidado tinha veia jornalística: a sua disponibilidade para ouvir as histórias, as perguntas, os comentários dos seus companheiros de refeição foi notória, em português, em francês e em espanhol, não fosse este um encontro entre jornalistas provenientes dos quatro cantos do mundo. Ficou a sensação de que mesmo sentados à mesa comprida que nos foi designada, tudo se passou como se de uma mesa redonda se tratasse, onde a conversa fluiu com descontracção, naturalidade e boa disposição..

 





Festa de Natal 2012
12/2012

É Natal. Em dezembro de 2012, a AIEP festejou esta quadra pela primeira vez na sala dos Arquivos do Paço do Concelho, gentilmente emprestada para um serão festivo.
O grupo “Canto Hondo” animou a noite. Os patrocinadores foram generosos e o convívio animado, adequado a esta altura. A festa de natal serviu também para anunciar a personalidade a quem vai ser entregue o Prémio Personalidade do Ano: a artista plástica Joana Vasconcelos.

Sorteio com ajuda dos representantes da Agência marroquina de Informação.




Mário Soares com a AIEP
02/12/2012

De repente, A Tasca do Manel, no Bairro Alto ficou demasiado pequena para receber todos os jornalistas que quiseram partilhar um jantar simples mas muito agradável com o Dr Mário Soares.
O ex-presidente da República portuguesa tinha acabado de lançar o seu livro de memórias, e quis partilhar algumas histórias, comentários, ideias com a AIEP.
Sempre bem humorado, divertido e ao mesmo tempo preocupado com o estado da nação, o sempre político Mário Soares ofereceu um momento de simpatia e respeito mútuo a uma associação pela qual sempre tive um carinho especial.




F Freitas, ML Darcy, L Fernandes. Almoço “AIEP no Tágide”
15/09/2012

A AIEP mantem a tradição dos almoços, destinados sobretudo a encontros com personalidades dos media portugueses.
O convívio, a troca de impressões, um melhor conhecimento mútuo são a marca dos “almoços da AIEP”. A descontracção, o bom humor, e a qualidade intrínseca dos nossos convidados tornam o rendez-vous uma mais –valia para nós. Um sucesso que se deve também o excelente acolhimento que nos reserva o Restaurante Tágide, com um repasto de alta qualidade, num ambiente simpático e afável.
De Julho 2011 a Julho 2012, as seguintes personalidades deram-nos a honra de serem nossos companheiros nesta viagem mediática e gastronómica:
- 25 de maio de 2012, Fausto Coutinho, Director de Informação de rádio da RTP;
-13 abril de 2012, Adelino Gomes, Jornalista;
-20 de março de 2012, Carlos Vaz Marques (Governo Sombra na TSF);
- 25 de novembro de 2011, Filomena Martins, Directora Adjunta do Diário de Notícias e a responsável de Internacional, Helena Tecedeiro;
- 15 de Setembro, Fernanda Freitas, Sociedade Civil RTP 2




AICEP Pedro Reis
25/07/2012

Num contexto de dificuldades sociais e económicas em Portugal, os jornalistas da AIEP foram recebidos pelo Dr. Pedro Reis, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). O encontro teve lugar no dia 25 de Julho de 2012.
A sessão permitiu obter análises e explicações proveitosos para o trabalho dos jornalistas.
A AIEP agradece à AICEP ter cedido a fotografia.



Sines
25/06/2012

A AIEP solicitou a Câmara Municipal de Sines e o Porto da cidade para organizar uma visita de trabalho. Os jornalistas visitaram as instalações portuárias, as refinarias de Galp e Repsol. A AIEP foi recebida pelos representantes da CM, e tiveram oportunidades de encontrar vários atores do tecido económico e cultura. Sem esquecer uma apresentação do Festival de Musico de Sines, um dos mais emblemáticos de Portugal.



AIEP chalet Sintra e jardim Monserrate
14/05/2012

alguns jornalistas da AIEP deslocaram-se até Sintra para visitar o Chalet da Condessa d’Edla no Palácio da Pena, bem como o jardim e o Palácio de Monserrate. O convite foi feito pela empresa “Parques de Sintra-Monte da Lua”, e a presença dos arquitectos e técnicos responsáveis pela recuperação paisagística , arquitectónica e ambiental revelou-se uma mais valia importantíssima para os jornalistas presentes.



AIEP Paulo Bento
02/05/2012

Para preparar a cobertura do Campeonato Europeu de Futebol, a AIEP teve um encontro com o treinador da equipa nacional da modalidade, Paulo Bento, dia 2 de Maio de 2012, no Hotel Real Palácio.
O encontro decorreu de forma descontraída mas ao mesmo tempo profissional.
O seleccionador português, Paulo Bento, aceitou com gentileza ser fotografado com os jornalistas da AIEP que participaram neste encontro.



Joao Proença, leader da UGT
27/04/2012

Na sequência dos encontros com responsáveis políticos, sindicais ou institucionais, a AIEP foi recebida pelo Dr Joao Proença, leader de l’UGT, nas instalações do sindicato.



AIEP prémio personalidade do ano 2011
12/04/2012

A 12 de Abril de 2012, foi entregue o Prémio Personalidade do ano 2011. O Prémio Marta de La Cal foi entregue ao Arquitecto Eduardo de Souto Moura e contou com a presença da Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Profª. Doutora Assunção Cristas, da presidente da AIEP, a jornalista Marie-line Darcy.
A cerimónia teve lugar no Casino Estoril Sol.
Legenda da foto, de esquerda pela direita: A Ministra Assunção Crista, o Arquitecto Eduardo de Souto Moura, a presidente da AIEP Marie-line darcy.



Encontro Eduardo de Souto Moura e AIEP
11/04/2012

Antes da cerimónia de entrega do prémio, o Arquitecto Eduardo de Souto Moura encontrou-se com os jornalistas da AIEP, para uma breve conversa sobre arquitectura em Portugal.
A reunião tive lugar numa sala do Hotel Bairro Alto, no Chiado, Lisboa.



AIEP recebido pelo Dr José Seguro dirigente do Partido Socialisto
23/02/2012

a AIEP foi recebido pelo Dr António José Seguro, Secretário geral do Partido Socialista Português na sede do PS em Lisboa, no Rato.
Um encontro de “background” que foi muito proveitoso para os 15 jornalistas presentes.



Guimares capital Europeia da Cultura
13/01/2012

Guimarães. Cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal e que já conta com mais de um milénio desde a sua formação. Muitas vezes designada como “Cidade Berço” , em 2012 foi o berço da cultura.
Guimarães foi uma belíssima Capital Europeia da Cultura e reservou um acolhimento caloroso aos jornalistas estrangeiros.
A AIEP teve oportunidade de conhecer o programa, visitar exposições, descobrir o rico passado do “berço da nação portuguesa”.
Alguns dos jornalistas da AIEP foram várias vezes até Guimarães para uma cobertura extensa do evento.



António Costa, presidente CML
19/10/2011

Numa tarde de calor, a AIEP foi até a Mouraria para conhecer melhor o projecto de renovação e reabilitação deste bairro tão característico da cidade de Lisboa. O anfitrião foi o próprio presidente da Câmara Municipal, António Costa. Depois de uma explicação mais formal no seu gabinete da Praça do Intendente, disponibilizou-se para um passeio pelas ruas estreitas da Mouraria.



António Saraiva, dirigente da CIP
10/2011

Ainda sobre a crise, a AIEP ouviu também a opinião do presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva. Este encontro revelou-se bastante frutuoso para tornar possível um enquadramento sólido e bastante claro do tratamento jornalístico em relação à crise que Portugal atravessa. É por esta altura que este tema – crise – passa a ter um maior enfoque e se torna o assunto maior da presidência da AIEP



Dr Carvalho da Silva
10/2011

Em outubro de 2011, os jornalistas da AIEP encontraram-se com o então dirigente da CGTP, Carvalho da Silva. No contexto da crise económica e financeira que se vive em Portugal, a central sindical encontrava-se a preparar lutas e manifestações contra as políticas de austeridade.



Delta Cafés
31/08/2011

A Festa das Flores é quando o povo quer…em Campo Maior. E assim o quis o povo. Dia 31 de Agosto a AIEP deu um passeio debaixo de toda aquela ornamentação de papel, com muita cor. Verdadeiras obras de arte.
Mas nem só de flores se fez o dia. A associação teve também oportunidade de visitar a empresa Delta Cafés, fundada em 1961 pelo comendador Rui Nabeiro que teve a amabilidade de nos proporcionar um encontro bastante interessante.
Flores e café. Uma combinação verdadeiramente interessante, que Campo Maior ofereceu à AIEP.



Visita às Caldas da Rainha
23/10/2010

Nos dias 22 e 23 de Outubro, um grupo de jornalistas da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal realizou uma visita à região das Caldas da Rainha. A convite do Casal da Eira Branca, em colaboração com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, os jornalistas tiveram a oportunidade de visitar vários locais de interesse no concelho, numa viagem que visou também a descoberta das potencialidades do turismo rural e da gastronomia típica da região.
O dia 22 de Outubro ficou marcado pela visita aos antigos silos de moagem de cereais da cidade, que hoje estão transformados em ateliers para artistas e designers da Escola Superior de Arte e Design.
No dia 23, os sócios da AIEP tiveram a oportunidade de conhecer o Mercado da Fruta, os Hospital Termal das Caldas, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, o Parque D. Carlos I, o Museu José Malhoa, a Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro e ainda o Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha, onde teve lugar a inauguração da exposição “Cerâmica Contemporânea de Autor”.

Repercussão da visita na imprensa local:

Jornal das Caldas: Jornalistas estrangeiros visitaram as Caldas da Rainha



Visita à Trienal do Vale do Tejo
17/09/2010
No dia 17 de Setembro, um grupo de jornalistas da Associação da Imprensa Estrangeira realizou uma visita à Trienal do Vale do Tejo. O evento decorreu na região vinícola do Ribatejo, onde os jornalistas tiveram a oportunidade de visitar a Casa dos Patudos, a Quinta do Casal Branco, a Casa Cadaval e a Quinta Vale de Algares, e conhecer alguns dos criadores das obras de arte em exposição.

Assambleia Geral da AIEP
23/06/09
Os membros da AIEP reuniram-se no Palácio Foz em Assambleia Geral e foi eleita a nova direcção, presidida por Adriana Niemeyer.



VIAGEM AO DOURO
13-15/03/09
Quinta Nova, Museu do Douro e restaurante D.O.C


VISITA À CHAFARIZ DO VINNHO
26/02/09
Membros da AIEP participaram numa visita ao Chafariz do Vinho onde foi realizada uma prova de vinho do Porto.



FESTA DE NATAL
17/12/08
Os membros da AIEP realizaram a sua tradicional Festa de Natal no Palácio Foz acompanhados das familias e amigos e mutis assesores que durante o ano tem contribuido no trabalho do dia a dia.
Durante a festa, foi dado a conhecer a Personalidade do ANo 2008: Cristiano Ronaldo. O futebolista português foi um dos três finalistas, juntamente com o atleta Nelson Évora e a pintora Paula Rego, numa votação secreta dos membros da AIEP. Ronaldo sucede assim à atleta Vanessa Fernandes que ganhou o galardão no passado ano.
Cada ano esta associação, que junta mais de cinquenta jornalistas de órgãos de informação mundial, escolhe aquela personalidade portuguesa que mais se distinguiu pela sua actividade de promoção do nome de Portugal pelo mundo fora. No ano 2008 Cristiano Ronaldo foi um dos portugueses mais mediáticos no país. “A possível saída do futebolista do Manchester para o Real Madrid e o facto de ter recebido a Bola de Ouro foram notícia no mundo todo”, explica a presidente da AIEP, Belén Rodrigo. “Cristiano Ronaldo não só é mediático como é também um dos portugueses que mais está a contribuir na divulgação do nome de Portugal fora do seu país”, acrescenta. “Ronaldo ganhou muitos prémios ao longo da sua carreira, ainda que curta, e esta distinção reconhece o seu trabalho como desportista e espera contribuir ainda mais na sua projecção internacional”. A presidente da AIEP felicita também aos outros dos finalistas “porque com o seu trabalho deram a conhecer mais e melhor Portugal e os três foram, nas suas respectivas áreas, personalidades do ano”. Nesta edição “houve uma grande disputa o que é muito bom porque reflecte a qualidade profissional dos portugueses”.


ENCONTRO COM JOSÉ SARAMAGO
8/12/08
Membros da AIEP mantiveram uma interessante conversa com oPremio Nobel José Saramago com motivo do 10º aniversario da entrega de tal distinção.



ENCONTRO COM MANOEL DE OLIVEIRA
6/12/08
Por iniciativa da AIEP, o director de cinema português Manoel de Oliveira aceitou conversar
com a imprensa (nacional e internacional) dias antes de cumprir os 100 anos.


EQUIPAMENTO NOVO NA SALA DE IMPRENSA
A sala de imprensa do Palácio Foz apresenta uma cara nova depois da aquisição do equipamento utilizado durante a presidência portuguesa da EU. Os correspondentes estrangeiros podem assim trabalhar com computadores mais avançados e desfrutar de melhores condições.



EQUIPAMENTO NOVO NA SALA DE IMPRENSA
A sala de imprensa do Palácio Foz apresenta uma cara nova depois da aquisição do equipamento utilizado durante a presidência portuguesa da EU. Os correspondentes estrangeiros podem assim trabalhar com computadores mais avançados e desfrutar de melhores condições.


Visita ao FCPorto
26/09/08
Jornalistas da AIEP participaram duma visita organizada pelo FCPorto com motivo do 115º aniversario do clube português. Foi realizada uma visita no Centro de Treinos,
na Escola de Futebol e no Estadio. O presidente do FCPorto, Pinto da Costa,
manteve um encontro com os correspondentes e finalmente os jornalistas assistiram
ao jogo FC.Porto - Paços de Ferreira.



Viagem ao Dão
5/09/08
Colegas da AIEP disfrutaram durante um fim de semana duma vaigem pelo Dão a percorrer as adegas.

Festival das Sopas
10/05/08
Um grupo de jornalistas da AIEP participou no tradicional Festival das Sopas organizado pela Câmara Municipal de Tomar


PALMELA
09/05/2008
Membros da AIEP visitaram a Casa Ermelinda, distinguida com o Prémio O Melhor Vinho do Mundo

Assambleia Geral
23/04/08
Os mebros da AIEP reuniram-se no Palácio Foz para escolher a nova direcção





Entrega do Prémio Personalidade do Ano 2007

Vanessa Fernandes
A atleta do triatlo Vanessa Fernandes recebeu a distinção dos correspondentes estrangeiros em Portugal das mãos dos também atletas Rosa Mota e Carlos Lopes
Durante a cerimónia e o posterior jantar no Estoril Mandarim estiveram presentes numerosas personalidades do mundo do desporto e da comunicação social.

fotos: Vladimir Rechetilov


ALMOÇO COM O DR. MÁRIO SOARES
24/01/2008
O Ex Presidente da República, Dr. Mário Soares, almoçou com um grupo de correspondente da AIEp no pátio do restaurante do Hotel Real Palácio (Lisboa)


JANTAR COM O DR. LUIS FILIPE MENEZES
El líder do PSD recebeu a 20 membros da AIEP num jantar na sede do partido onde foi possível falar de vários assuntos da política portuguesa. Luis Filipe Menezes contou alguma das propostas que o seu partido tem para tentar chegar ao Governo do país.

FESTA DE NATAL
19/12/2007
Os membros da AIEP realizaram a sua tradicional Festa de Natal no Palácio Foz acompanhados das familias e amigos e mutis assesores que durante o ano tem contribuido no trabalho do dia a dia.



ENCONTRO COM SCOLARI
7/12/2007
O seleccionador português, Luis Filipe Scolari, manteve um encontro com a AIEP no Hotel Real Palácio, em Lisboa
Falou-se do futebol português, do Euro 2008, de jogadores como Pepe e Ronaldinho e da possibilidade de continuar a treinar a equipa portuguesa depois do europeu.


13-novembro
os jornalistas da AIEP participaram na festa da apresentação de Rock in Rio 2008


VISITA AS OBRAS DA NOVA IGREJA DE FÁTIMA
25 de Setembro
Um grupo de jornalistas da AIEP participou, junto aos colegas portugueses, na visita guiada às obras da nova Igreja Santísima Trinidad do Santuario de Fátima


PASSEIO PELO TEJO
29 de Junho
Um grupo de jornalistas da AIEP participou no passeio/jantar Lisboa vista do Tejo


Foz Côa
20-21 de Junho
Um grupo de jornalistas da AIEP participou no solsticio de verão celebrado em Chãs. O Concelhou de Foz Côa recebeu também aos jornalistas que tiveram oportunidade de visitar as ruinas romanas e as gravuras do Vale de Côa

ENCONTRO DIRECÇÃO AIEP-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
PALÁCIO DE BELÉM 4 DE JUNHO

O Sr. Presidente da República, recebeu o passado 4 de Junho à direcção da AIEP. O encontro, de 40 minutos, esteve centrado numa conversa
sobre a presidência de Portugal na EU e sobre o papel de Portugal na política internacional.


VIAGEM À BRAGANÇA 
25-28 de Maio

VIAGEM À BRAGANÇA 
25-28 de Maio

VIAGEM À BRAGANÇA 
25-28 de Maio

Um grupo de 14 jornalistas da AIEP visitaram o concelho de Bragança. Foram recibidos pelas autoridades locais e vistaram
varias aldeias do concelho. Participaram em actividades culturais e conheceram costumes da região e a sua gastronomia.


AIEP visita Évora festa_aiep_14_12_06

Um grupo de jornalistas da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal
(AIEP) realizou uma viagem de dois dias a Évora, a convite da Câmara Municipal, sob o motivo das comemorações dos 20 anos da entrada da cidade
alentejana no Património Mundial da UNESCO.Assim, jornalistas e fotógrafos de vários países, Brasil, Espanha, França, Dinamarca, Itália e Hungria, visitaram
diferentes locais de interesse em Évora, nomeadamente o aeródromo e
o Convento do Espinheiro, e falaram com várias pessoas sobre os projectos da cidade, desde o ponto de vista económico, turístico e urbanístico, entre outros.
AIEP visita o Fluviário de Mora
 
A convite da Câmara Municipa de Mora, um grupo de jornalistas da Associação da Imprensa Estrangeira visitou no dia 29 de Março o primeiro Fluviário de Europa, situado no município alentejano de Mora. Uma semana após a sua inauguração, os correspondentes em Portugal tiveram oportunidade de conhecer este importante empreendimento que visa atrair o turismo para a região, ao tempo que fomenta a educação medioambiental e proteje espécies em vias de extinção.


EXPOSIÇÃO  FOTOGRAFIA PAULO AMORIM
SONHOS DIFERENTES
QUARTA FEIRA DIA 14 DE Fevereiro , A PARTIR DAS 20H
LOCAL: ACIME
Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 LISBOA

VISITA AIEP À AJUDA À MAE
DIA 5 DE FEVEREIRO 11 HORAS
Rua do Arco do Carvalhão - nº282
1350-026 Lisboa.
Tel: 213827850
Fax: 213827859
Autocarros: nº 110, 112, 56, 13

DEBATE AIEP
Quinta Feira, 25 de Janeiro. 11 h. Hotel Metrópole.
Plataforma Nao Obrigada
Juntos pela Vida

DEBATE AIEP
Terça Feira, 23 de Janeiro. 11 h. Hotel Metrópole.
Movimento Ciudadania e Responsabilidade pelo Sim Médicos pela Escolha.

ENCONTRO COM O MINISTRO DE ASSUNTOS PARLAMENTARIOS, AUGUSTO SANTOS SILVA 10 DE JANEIRO.- ASSAMBLEIA DA REPÚBLICA

ENCONTRO AIEP-ARQUITECTO GONÇALO RIBEIRO TELLES Hotel Metropole, Lisboa.- 19/12/06 ENCONTRO AIEP -
ANALSITAS : Carla Rebelo, João Quirós y Carlos de Andrade

Hotel Metropole, Lisboa 13/12/06

Encontro com o Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes.
Lisboa, Palacio da Cova da Moura .- 4/12/06

 © 2006-2017 AIEP