Mário Centeno recebe prémio de personalidade do ano da imprensa estrangeira

O ministro Mário Centeno recebe o prémio Personalidade do Ano 2018 das mãos do jornalista Mario Dujisin, fundador da AIEP | Foto: Horacio Villalobos

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acaba de receber a láurea de personalidade do ano/prémio Martha de la Cal de 2018 da AIEP (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal).

A cerimónia aconteceu no Palácio Foz, em Lisboa, na quinta-feira (31/01).

A placa comemorativa foi entregue a Centeno pelo experiente jornalista Mario Dujisin, fundador da AIEP e ex-presidente da associação.

Antes de passar a palavra a Mário Centeno, o presidente da AIEP, Levi Fernandes, reforçou as características que levaram os jornalistas internacionais, após intenso debate, a escolherem o nome do ministro como personalidade de 2018.

“Enquanto presidente do Eurogrupo,  Mário Centeno ocupa um cargo internacional de relevo, com uma forte projeção internacional, e que colocou o nome de Portugal em muitas reportagens na imprensa estrangeira”, explicou.

Ao aceitar o prémio, Centeno agradeceu ao trabalho dos jornalistas e aproveitou para falar da economia portuguesa.

“Hoje podemos dizer que Portugal cresce acima da média da União Europeia, algo que não acontecia há muitos anos, mas não nos devemos esquecer de uma coisa. Sou economista, e ninguém descobriu o elixir do crescimento eterno. Todo o processo de crescimento económico é, fazendo uma analogia com a atividade desportiva, uma maratona, não é uma corrida de cem metros”, afirmou.

Sobre o prémio

O prémio personalidade do ano/Martha de la Cal é atribuído anualmente desde 1990 para a personalidade que mais contribui para a promoção de Portugal no exterior.

A láurea foi batizada em homenagem à jornalista Martha de la Cal, da revista “Time”, uma das fundadoras da AIEP e profissional fundamental no relato da realidade portuguesa no exterior.

Neste ano, participaram da escolha quase 60 jornalistas de 15 nacionalidades.